E.E. Profª. Geracina de Menezes Sanches.
Projeto Formando Leitores
Obra: Dom Casmurro, de Machado de Assis
Resultado final: TEATRO
“Capitolina”
Professora responsável pelo projeto da Sala de Leitura, Luzia
Gomes da Silva.
E.E. Profª. Geracina de Menezes Sanches.
Projeto Formando Leitores – TEATRO
“Capitolina”
IDENTIFICAÇÃO
Professora Luzia
Gomes da Silva (Sala de Leitura)
Professor Natan
Gonçalves (Português)
Professora Natalia Fernandes (
PAA)
Professora Tânia
Crescêncio de Souza (Arte)
Professora Érica
Firmino Maziero (Educação Física)
PÚBLICO ALVO
Alunos do Ensino
Médio do ano letivo 2014.
JUSTIFICATIVA
Diante da realidade atual vem afastando cada vez
mais nossos alunos do ato de ler.
Aspectos como computadores, videogames, TV e a falta de incentivo, têm
ocasionado pouco interesse para leitura.
Faz-se entanto necessário que a escola busque
resgatar o valor da leitura. Neste sentido o projeto da Sala de Leitura pode
despertar aos nossos jovens o gosto pela leitura e a consciência da importância de adquirir o hábito de ler. O
aluno deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as
competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização.
Sabemos que, do hábito de leitura dependem de outros
elos no processo de educação. Sem ler, o aluno não sabe pesquisar, resumir,
resgatar a ideia principal do texto, analisar, criticar, julgar, posicionar-se.
Daí a nossa certeza que este projeto contará com o apoio de professores,
independente da disciplina que lecionam, pois a equipe docente tem plena
consciência de que o aluno deve ter o domínio sobre a língua oral e escrita,
tendo em vista sua autonomia e participação social. Assim estimulando a
leitura, faremos com que nossos alunos, compreendam melhor o que estão
aprendendo na escola, e o que acontece no mundo em geral, entregando a eles um
horizonte totalmente novo de realizações no âmbito escolar.
OBJETIVOS
·
Despertar
o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno;
·
Auxiliar
os professores das salas de aula, facilitando o trabalho com a leitura a ser
desenvolvida nas aulas regulares, buscando efetivar enquanto processo a leitura
e a escrita.
·
Desenvolver
a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;
·
Estabelecer
relações e atribuir sentido entre o lido e assistido para criar e recriar cenas
do livro, considerando suas características;
·
Vivenciar
a Ginástica Alternativa focando em três princípios
importantes: Suavidade, Holismo e a Ludicidade com intuito de
desenvolver a habilidade de concentração, desinibição e aproximação
dos mesmos, aumentando assim a integração entre o psíquico e o somático,
ajudando na consciência do seu corpo como “um todo”.
·
Compreender Dom Casmurro como um romance que ultrapassa os
cânones do Realismo-Naturalismo brasileiro. Compreender de
que maneira a escolha do foco narrativo é determinante para a interpretação de
Dom Casmurro.
Por meio da leitura e análise da obra, promover reflexões e debates acerca do conceito de verdade versus aparência de verdade.
Por meio da leitura e análise da obra, promover reflexões e debates acerca do conceito de verdade versus aparência de verdade.
AÇÕES e ESTRATÉGIAS
1ª Etapa
– Leitura, contextualização, análise e discussão do romance, “ Dom Casmurro”, escrito por Machado de Assis.
·
Na aula de
Língua Portuguesa os alunos irão até a Sala de Leitura, a professora Luzia
Gomes da Silva, fará a leitura dos capítulos: CAPÍTULO PRIMEIRO DO TÍTULO,
CAPÍTULO II DO LIVRO e CAPÍTULO III A
DENÚNCIA para os alunos do 3º A do Ensino Médio. Após será exibido um vídeo de
contextualização: Fonte G1 (www.g1.com.br):
Professora revela traços marcantes da obra 'Dom Casmurro' e na sequência os
alunos poderão locar o livro para continuar a leitura em casa.
·
Os
professores envolvidos no projeto de acordo com suas áreas desenvolverão
trabalhos de contextualização para compreender, “Dom
Casmurro” como um romance que ultrapassa os cânones do Realismo-Naturalismo
brasileiro da época,
de aspectos artísticos como cenário e figurino e aspectos físicos das
personagens da obra.
2ª Etapa – Exibição da minissérie “Capitu”
·
Capitu foi uma minissérie brasileira produzida e exibida pela Rede Globo entre 9 a 13 de dezembro de 2008, tendo
sido escrita por Euclydes
Marinho com a
colaboração de Daniel Piza, Luís Alberto de Abreu e Edna Palatnik, e direção geral e de núcleo
de Luiz
Fernando Carvalho. A produção foi uma homenagem ao centenário de morte de Machado de Assis, autor
do romance no qual a série se baseia, Dom Casmurro.
·
Nesta etapa
os alunos assistirão a minissérie para sensibilização e melhor conhecimento da
obra.
3ª Etapa - Escolha da cena para dramatização dentro do contexto da obra
·
Nesta
etapa com orientação dos professores envolvidos os alunos escolherão as cenas
que serão dramatizadas de acordo com o contexto da obra e a descoberta do
personagem na qual se identifica para atuar na nossa peça teatral “Capitolina”.
4ª Etapa – Realização das oficinas
Oficinas serão realizadas em
horário normal de aula e contra turno
com autorização dos pais ou responsáveis. Serão realizadas as seguintes
oficinas:
·
Oficina para ensaio das cenas;
·
Oficina para criação do cenário adequado;
·
Oficina para selecionar, criar ou recriar as vestimentas correspondentes
às cenas;
·
Oficina para trabalhar a impostação da voz;
5ª Etapa - Confecção de cartazes, convites e marca páginas para a escola e comunidade.
Nesta etapa os alunos
produzirão:
·
Cartazes para divulgação da apresentação na escola.
·
Convites para família assistir a peça teatral na escola.
·
Marca páginas com propaganda da peça.
6ª Etapa - Apresentação da peça para os alunos da unidade escolar e para comunidade.
·
Nesta etapa os alunos de toda unidade escolar e a comunidade será convidada para assistir as apresentações
dos trabalhos desenvolvidos, com a apresentação da peça teatral Capitolina.
7ª Etapa - Apresentar a peça para Diretoria de Ensino de Birigui como
evento escolhido pela Sala de Leitura.
·
Nesta etapa os trabalhos desenvolvidos serão apresentados na Diretoria
de Ensino como projeto da Sala de Leitura realizado pela professora da sala de
leitura, Luzia Gomes da Silva juntamente com os demais professores e equipe
pedagógica para propiciar aos nossos educandos momentos que possam despertar
neles o gosto pela leitura.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Atividade teórica e
prática proposta para ser desenvolvida no decorrer do mês de Abril a Setembro, com a apresentação na Unidade Escolar em 10 de Setembro
e para Diretoria de Ensino no Anfiteatro da E.E. Profº Stélio Machado Loureiro em
17 de Setembro de 2014.
AVALIAÇÃO
Os professores farão mediação das
atividades teóricas e práticas do projeto observando e fazendo suas intervenções
sempre que necessário em todo o processo de aprendizagem, respeitando as sugestões
dos alunos e docentes garantindo a sua formação crítica e emancipadora.
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