Reunião... com a presença de gestores e professoras |
Adaptação do texto “O problema dos abacaxis” de Malba Tahan.
Dois agricultores encarregaram um feirante de vender suas colheitas de abacaxis.
O agricultor A entregou 30 abacaxis, que deviam der vendidos à razão de 3 por 10 reais; B entregou também 30 abacaxis para os quais estipulou preço um pouco mais caro, isto é, a razão de 2 por 10 reais.
Era claro que, efetuada a venda, o agricultor A deveria receber 100 reais e o agricultor B, 150 reais. O total da venda seria, portanto, de 250 reais.
Ao chegar, porém, a feira, o encarregado sentiu-se em dúvida. “Se eu começar a venda pelos abacaxis mais caros, pensou perco a freguesia; se inicio o negocio pelos mais baratos, encontrarei depois, dificuldades para vender os outros. O melhor que tenho a fazer e vender duas partidas ao mesmo tempo”.
Chegada a essa conclusão, o feirante reuniu os 60 abacaxis e começou a vende-los aos grupos de 5 por 20 reais. O negocio era justificado por um raciocínio muito simples: “Se eu deveria vender 3 por 10 reais e depois 2 também por 10 reais, será mais simples vender logo, 5 por 20 reais, isto é a razão de 4 reais cada um.
Vendidos os 60 abacaxis, o feirante apurou 240 reais.
Com o pagar os dois agricultores se o primeiro devia receber 100 reais e o segundo 150 reais? Havia uma diferença de 10 reais que o feirante não sabia como explicar, pois tinha feito o negocio com máximo cuidado.
E intrigadíssimo com o caso, repetia dezenas de vezes o raciocino feito sem descobrir a razão da diferença: “Vender 3 por 10 reais e, depois vender 2 por 10 reais é a mesma coisa que vender logo 5 por 20 reais!”
E o raio da diferença de 10 reais a surgir na quantia total! E o feirante ameaçava a matemática com pragas terríveis.
A professora de Língua Portuguesa, Silmara Zerlotti usou o ambiente Sala de Leitura para suas práticas pedagógicas que contribuíram para o desenvolvimento das competências leitora e escritora dos alunos do 8º ano A, afim de melhorar os índices de aprendizagem.
Alunos a aprender |
Vamos ler e reescrever |
Professora Silmara auxiliando seus alunos na reescrita textual. |
Produção de cartazes, com a presença da professora Luzia,da Sala de Leitura em uma visitinha inesperada.
Desafios da matemática |
Desafios |
Ensaio |
Ensaio |
Dramatização no ambiente Sala de Leitura |
Explorando o ambiente escolar pátio, para gravação do vídeo:
"FEIRA"
|
Vídeo do teatro.
Reunião realizada para devolutiva com a PC Selma Grosso, PCAGP Bernadete Bianquini, Profª Silmara e Profª Fabiana. |
20/08/2013
Parabéns pelo projeto interdisciplinar.
ResponderExcluirAdorei este trabalho Luzia, foi muito prazeroso e gratificante, que essa parceria se repita muitas vezes!
ResponderExcluirEu também fiquei muito satisfeita com o resultado, e por ser escolhido para você nos representar em Serra Negra. Parabéns a nossa equipe escolar. Geracina surpreendendo sempre!
ResponderExcluirParabéns Fabiana agora é só trazer um presente de Serra Negra kkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluir