E.E.
Profª. Geracina de Menezes Sanches.
Projeto Teatral Auto da Compadecida.
IDENTIFICAÇÃO
Professora
Luzia Gomes da Silva (Sala de Leitura)
Professora
Silmara Bertaglia Zerlotti (Português)
Professora
Tânia Crescêncio de Souza (Arte)
Professora
Érica Firmino Maziero (Educação Física)
PÚBLICO
ALVO
Alunos
do Ensino Médio do ano letivo 2013.
JUSTIFICATIVA
A leitura deve fazer parte do dia a
dia de nossos alunos tanto no período escolar como por toda sua trajetória de
vida. Afinal, com ela aprende-se cultura, exercita-se a imaginação e expande-se
o vocabulário. Desenvolver projetos para o incentivo da leitura, além da
vantagem do conhecimento adquirido, ainda teremos melhoria na escrita.
Diante da realidade apresentada pelos
nossos jovens do E.M., sentimos a necessidade de trabalhar esse projeto dando a
oportunidade de atuar como mediadores e multiplicadores de leitura, ou seja,
alguns alunos serão convidados a promover o incentivo à leitura aos seus
colegas de sala para que amplie seu repertório cultural e após apresente uma
peça teatral de um trecho marcante.
OBJETIVOS
- Estimular o hábito de leitura para que seja feita de forma prazerosa, e assim desenvolver a competência leitora;
- Auxiliar os professores das salas de aula, facilitando o trabalho com a leitura a ser desenvolvida nas aulas regulares e assim tornando-as mais produtivas;
- Desenvolver a sensibilidade estética, a imaginação, a criatividade e o senso crítico;
- Possibilitar vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;
- Estabelecer relações e atribuir sentido entre o lido e assistido para criar e recriar cenas do livro, considerando suas características;
- Vivenciar a Ginástica Alternativa focando em três princípios importantes: Suavidade, Holismo e a Ludicidade com intuito de desenvolver a habilidade de concentração, desinibição e aproximação dos mesmos, aumentando assim a integração entre o psíquico e o somático, ajudando na consciência do seu corpo como “um todo”.
AÇÕES
e ESTRATÉGIAS
1ª Etapa –
Leitura, contextualização, análise e discussão da obra “
Auto da Compadecida”
de Ariano Suassuna.
Nesta
etapa os alunos do Ensino Médio envolvidos no projeto farão a leitura da obra
citada. Os professores envolvidos no projeto de acordo com suas áreas
desenvolverão trabalhos de contextualização da época, de aspectos artísticos
como cenário e figurino e aspectos físicos das personagens da obra.
2ª
Etapa – Exibição do Filme “O Auto da Compadecida”
É um filme brasileiro de comédia e drama lançado em 2000. Dirigido
por Guel Arraes e com roteiro de Adriana Falcão, o filme é baseado no romance
homônimo de 1955 de Ariano Suassuna, com elementos de O Santo e a Porca e Torturas de um Coração, ambas do mesmo autor, e
influências do clássico de Giovanni Boccaccio Decameron. O filme recebeu
durante o Grande Prêmio Cinema Brasil, evento criado pelo Ministério da
Cultura, as premiações de melhor diretor, melhor roteiro, melhor lançamento e
melhor ator.
As filmagens do filme foram feitas em 2000 na cidade de
Cabaceiras, interior do estado da Paraíba, conhecida por ser palco de vários
outros filmes brasileiros, com parceria de produção entre a Globo Filmes e a
Lereby Produções. Estreou em 10 de setembro de 2000, no Brasil, e foi exibido
em outros países em eventos de cinema e em mídia para distribuição, recebendo
críticas positivas.
Nesta etapa os alunos assistirão ao filme para sensibilização e
melhor conhecimento da obra. Após a exibição do filme haverá debates sobre os
aspectos gerais apresentados.
3ª
Etapa - Escolha da cena para dramatização dentro do contexto da obra
Nesta etapa com orientação dos professores envolvidos os alunos
escolherão as cenas que serão dramatizadas de acordo com o contexto da obra.
4ª Etapa – Realização das oficinas
Oficinas
serão realizadas em horário contra turno com autorização dos pais ou
responsáveis. Serão realizadas as seguintes oficinas:
·
Oficina
para ensaio das cenas;
·
Oficina para criação do cenário adequado;
·
Oficina para selecionar, criar ou recriar as vestimentas
correspondentes às cenas;
·
Oficina para trabalhar a impostação da voz;
5ª
Etapa - Divulgação com cartazes na
escola
Nesta
etapa os alunos produzirão cartazes para divulgação das apresentações na
escola.
6ª Etapa - Apresentação da peça para os alunos da unidade escolar e
convite para comunidade
Nesta etapa a comunidade escolar será convidada para assistir as
apresentações dos trabalhos desenvolvidos.
7ª Etapa - Apresentar a peça para Diretoria de Ensino de Birigui
como evento escolhido pela Sala de Leitura
Nesta
etapa os trabalhos desenvolvidos serão apresentados na Diretoria de Ensino como
projeto da Sala de Leitura.
PERÍODO
DE REALIZAÇÃO
Atividade teórica e prática proposta para ser desenvolvida no
decorrer do mês de Abril a Junho, com a apresentação na Unidade Escolar em
Agosto e na Diretoria de Ensino em Setembro.
AVALIAÇÃO
Os
professores farão mediação das atividades teóricas e práticas do projeto
observando e fazendo suas intervenções sempre que necessário em todo o processo
de aprendizagem, respeitando as sugestões dos alunos e docentes.
Q bacana, percebo os alunos muito motivados com o projeto. Sucesso!
ResponderExcluirque lega...
ResponderExcluir